Apresentação do Blog

O presidente da FIFA Joseph Blatter anuncia o Brasil como sede da Copa de 2014

Em 04/07/2004 o Brasil foi anunciado como candidato único para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Após os inspetores da FIFA efetuarem as vistorias às possíveis cidades sede no final do mês de agosto de 2007, já se tinha como fato que a Copa seria sediada aqui.

Mas, foi apenas em 30/10/2007 que tivemos a formalização, com o Presidente da FIFA Joseph Blatter abrindo constrangidamente o envelope com o nome do país que seria sede do torneio, único concorrente e, inevitavelmente, eleito por unanimidade.

Antes de revelar o nome que todos já sabiam, Blatter diz, com o dedo erguido em tom de aviso que “o comitê decidiu conceder a responsabilidade, não apenas o direito, mas a responsabilidade de organizar a Copa do Mundo da FIFA de 2014 ao Brasil”.

Joseph Blatter anunciando o Brasil como sede da Copa de 2014 – disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lFxgh1vOv4E

Alheios ao aviso e receios de Blatter, a comissão brasileira passou a imediatamente a posar para as fotos das capas de jornais do dia seguinte.

O aviso de Blatter concretizou-se da forma mais dura algumas semanas depois da festa, quando sete pessoas morreram, vítimas do desabamento de parte da arquibancada de um dos estádios indicados para receber jogos da Copa (o Estádio da Fonte Nova, em Salvador), confirmando os laudos do SINAENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) que indicavam que nenhum estádio brasileiro teria condições de abrigar jogos da Copa do Mundo e apontando o Estádio da Fonte Nova como o pior estádio visitado por seus técnicos.

Apesar dos alertas e dos acontecimentos, o Governo do Estado da Bahia deve apresentar em breve a candidatura de Salvador como uma das cidades-sede da Copa, indicando o mesmo Estádio da Fonte Nova como centro de sua candidatura após uma longa e custosa reforma que ainda não começou.

O Blog:

Mais de um ano depois do anúncio oficial, a CBF e o Governo brasileiro ainda não criaram um canal oficial de informações sobre o maior evento esportivo da história do país (ao contrário de outros eventos de grande porte, como os Jogos Olimpicos de Londres 2012), trazendo à tona mais uma vez o temor de Blatter no anúncio. Será que nossas autoridades já tomaram conta da responsabilidade que assumiram?

Este Blog foi criado com a finalidade de ser um agregador de notícias sobre o evento, tendo em vista que toda a informação relevante sobre o tema encontrada na internet está dissipada em diversos sites de notícias que ocupam o vácuo que deveria ser preenchido por órgãos oficiais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s